Com quantos anos o bebê começa a falar

Evolução da linguagem do bebê

O processo de desenvolvimento da linguagem em bebês é um marco fascinante e complexo. Começa desde o nascimento, quando os bebês começam a explorar sua capacidade de produzir sons. Nos primeiros meses, os ruídos guturais e choro são as principais formas de expressão. Por volta dos 2 a 4 meses, os bebês entram na fase do balbucio, emitindo repetições de sílabas como “bababa”, “dadada” e “gugugu”. Esse balbucio é um treinamento para os músculos envolvidos na fala e uma forma de explorar a produção de sons.

Entre os 9 e 12 meses de idade, os bebês começam a surpreender ao produzir suas primeiras palavras significativas. Essas palavras costumam estar relacionadas às pessoas próximas, como “mamãe” e “papai”, ou a objetos familiares. É um momento emocionante, pois representa a conexão entre o som e o significado. No entanto, as palavras nessa fase podem não corresponder exatamente aos sons da língua adulta.

Conforme a criança se aproxima de seu primeiro aniversário, sua compreensão da linguagem continua a se expandir. Por volta dos 12 a 18 meses, o vocabulário começa a se diversificar, e a criança começa a associar palavras a objetos, ações e emoções em seu mundo. Embora a pronúncia possa ser imprecisa, essa é uma etapa importante para desenvolver a comunicação.

Aos 2 anos, muitas crianças começam a formar frases simples, combinando duas palavras para expressar suas necessidades ou desejos, como “quero biscoito” ou “mamãe aqui”. Embora a gramática ainda seja básica, a capacidade de formar frases é um passo significativo.

À medida que a criança cresce, a complexidade de suas frases aumenta. Por volta dos 3 a 4 anos, frases mais elaboradas começam a emergir, e a criança começa a entender regras gramaticais mais complexas. O vocabulário se expande, permitindo uma comunicação mais completa e articulada.

É importante observar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. No entanto, se um bebê não está balbuciando por volta dos 7 meses, não está produzindo palavras significativas até 18 meses, tem dificuldades compreensão de instruções simples, ou demonstra fala muito limitada ou repetitiva após os 2 anos, é aconselhável buscar a orientação de um profissional, como um fonoaudiólogo. A intervenção precoce, se necessária, pode ajudar a criança a desenvolver habilidades de linguagem e comunicação para uma interação saudável com o mundo ao seu redor.

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